Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento do ensino de Matemática na Escola Raul Saddi: um olhar para os jogos na alfabetização matemática

Processo: 20/15072-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria Lucia Vital dos Santos Abib
Beneficiário:Margarida Antunes de Jesus
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/16585-1 - Formação profissional de professores e gestão democrática: uma parceria universidade-escola para a melhoria do ensino público, AP.EP
Assunto(s):Formação de professores   Formação continuada do professor   Ensino de matemática   Alfabetização   Pesquisa-ação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação em ciências | formação de professores | parceria Universidade-Escola | Formação continuada de professores e educação em ciências

Resumo

O presente projeto visa desenvolver-se no contexto da pesquisa-ação partilhada por professores (as) e gestores (as) da EE Raul Saddi e docentes da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de São Paulo. O processo de colaboração entre estas instituições, já em curso desde 2005, fundamenta-se na articulação entre a formação de professores (inicial e continuada), a gestão escolar e os processos de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, tem-se desenvolvido um conjunto de ações que buscam a organização conjunta do ensino de ciências e matemática a partir de conteúdos indicados pelos profissionais da escola, com destaque para o planejamento conjunto de diversificados modos de ensinar. Há a orientação de que esse ensino seja pensado e desenvolvido de modo a promover o protagonismo das crianças com ações orientadas, principalmente, pelo ensino por projetos. No caso deste plano de trabalho, buscamos focalizar a formação contínua do(a) professor(a) que ensina matemática por meio de um estudo sobre a eficácia dos jogos na alfabetização matemática na melhoria do ensino. Com esse direcionamento, esperamos desencadear o aprimoramento da docência quanto à alfabetização matemática pela professora bolsista responsável.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)