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Estudo da acidentalidade com motociclistas e a sua relação com a infraestrutura da via: estudo de caso de interseções rodoviárias em trecho urbano

Processo: 21/01571-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2021
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2022
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:Ana Paula Camargo Larocca
Beneficiário:Victor Braga Tebet
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Segurança rodoviária   Redes neurais (computação)   Infraestrutura de transportes   Acidentes de trânsito   Motocicletas   Rodoviárias   Relatos de casos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidentalidade | Infraestrutura | interseções rodoviárias | motociclistas | Trecho urbano | via | Acidentalidade rodoviária

Resumo

As motocicletas, sendo um veículo que oferece aos seus usuários, concomitantemente, liberdade, rapidez e custo acessível, figuram-se como o principal meio de transporte de vários países emergentes. Entretanto, no cenário de benefícios supracitado, foi omitida um evidente malefício intrínseco a sua utilização: a exacerbada exposição de motociclistas a acidentes. Dessa forma, múltiplos são os esforços na tentativa da identificação dos componentes integrantes da infraestrutura viária preponderantes no aumento da acidentalidade de motociclistas. Seguindo tal linha de raciocínio, a presente proposta de pesquisa consiste na utilização de um modelo de Rede Neural Artificial (RNA), inteligência artificial de aprendizado próprio que possui enorme potencial na previsão e classificação de fenômenos, o Multilayer Perceptron (MLP), aplicado a uma extensa e fidedigna base de dados de acidentes produzida e fornecida pela concessionária responsável pela administração dos trechos da Autopista Litoral Sul. Isso será realizado com o fito da determinação dos aspectos da infraestrutura de rodovias os quais possuem maior influência na acidentalidade de motociclistas, para posterior efetuação de intensa busca de soluções previamente aplicadas que possuíram eficácia comprovada, em condições e cenários próximos ao deste trabalho, no aumento da eficiência desses componentes no que se refere à minoração da problemática citada, oferecendo, assim, suporte à segurança viária e à saúde pública do País.

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