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Caracterização do concreto com agregado reciclado reforçado com fibras de aço para aplicação estrutural

Processo: 20/14186-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2021
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Antonio Domingues de Figueiredo
Beneficiário:Amanda Tafuri Costa
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia do concreto   Concreto   Reciclagem   Propriedades mecânicas

Resumo

Materiais como o concreto com agregado reciclado (CAR) estão sendo estudados devido à crescente necessidade de reduzir a exploração de recursos naturais e diminuir o volume de resíduos de construção e demolição descartados em aterros. Porém, os agregados reciclados (AR) podem resultar em uma significativa redução de propriedades mecânicas do concreto devido a sua maior porosidade. Em paralelo, sabe-se que a utilização de fibras pode aprimorar as propriedades mecânicas dos concretos, em especial na condição pós-fissuração, e pode ajudar na viabilização do CAR em aplicações específicas. A parametrização do comportamento do concreto com agregados reciclados reforçado com fibras de aço (CARRFA), segundo os critérios recentes de códigos de dimensionamento para fins estruturais, ainda não foi realizada. Nesse contexto, o estudo propõe caracterizar o CAR com diferentes percentuais de substituição de agregados naturais por reciclados e diferentes teores de fibras de aço para identificar o potencial desse material no atendimento aos requisitos estabelecidos para aplicações estruturais. A caracterização será realizada por meio de ensaios de flexão (EN 14651), de compressão axial, de módulo de elasticidade e de massa específica. Com essas caracterizações serão definidos parâmetros que permitam a calibração de um modelo numérico em multiescala considerando as propriedades físicas tanto das fibras como dos agregados. Espera-se contribuir para um melhor entendimento do comportamento do CARRFA e, com isso, verificar o potencial de uso deste compósito como material estrutural. (AU)

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