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O plano de governo de Geraldo Alckmin (2015 a 2018) para a educação: uma análise crítica

Processo: 20/13065-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2021
Data de Término da vigência: 08 de fevereiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Henrique Tahan Novaes
Beneficiário:Priscila Meza Ventura
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional   Governo   Pesquisa bibliográfica   Análise crítica do discurso   Análise documentária   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Geraldo Alckmin | Plano de governo | Psdb | São Paulo | 2015-2018 | Política educacional

Resumo

Este projeto de pesquisa está vinculado ao Auxílio Regular Fapesp do meu orientador intitulado "A política educacional para o Ensino Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no Centro Paula Souza" (Processo 2020/01666-6), estando conectado ao 2º eixo temático da pesquisa, que aborda a política educacional do PSDB. O projeto tem como proposta estudar o plano de governo de Geraldo Alckmin preparado em 2014 para o período 2015-18, buscando identificar se há princípios e fundamentos neoliberais na proposta educacional do mesmo. O estado de São Paulo, governado pelo PSDB desde 1995, é o estado mais populoso do país, apresenta grande relevância no cenário nacional e se caracteriza por implementar políticas educacionais geralmente em sintonia com organismos internacionais como BIRD, Banco Mundial e FMI. Dessa forma, é importante destacar a importância dos planos de governo, visto a possibilidade de se materializarem enquanto políticas efetivas, gerando impactos na educação pública estadual. Cumpre destacar que não encontrarmos estudos relevantes sobre os planos de governo do PSDB, o que confere originalidade a esta pesquisa. Os procedimentos metodológicos são: a pesquisa bibliográfica e documental com análise de fontes primárias e produções acadêmicas sobre a temática. A análise será interpretativa.

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