Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil da quantificação de vitamina D em pacientes diagnosticados com COVID-19 na região metropolitana de São Paulo e sua associação com prognóstico destes pacientes

Processo: 20/14015-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2021
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Glaucia Raquel Luciano da Veiga
Beneficiário:Thaciane Alkmim Bibo
Instituição Sede: Centro Universitário FMABC (FMABC). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas e procedimentos diagnósticos   Deficiência de vitaminas   Vitamina D   Biomarcadores   Infecções por Coronavirus   SARS-CoV-2   COVID-19   Pandemias   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doença do coronavírus 2019 | Hipovitaminose | vitamina D | Medicina Diagnóstica

Resumo

Em dezembro de 2019, uma doença denominada COVID-19 teve seu primeiro caso relatado, em Wuhan, na China. Por conta de sua rápida propagação pelo mundo, em 11 março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou essa doença como pandemia. A facilidade de sua transmissão se dá por gotículas respiratórias com o vírus (SARS-CoV-2) que são expelidas durante espirro, tosse ou durante a fala. Devido a isso, muitos casos foram diagnosticados até agora, junho de 2020, somando já 8.693.005 pessoas confirmadas com a doença. Apesar do elevado número de casos relatados, é uma doença nova e, por conta disso, é preciso estudos que auxiliem na avaliação do prognóstico e na evolução do paciente infectado pelo novo coronavírus. Assim, neste estudo, busca-se avaliar o perfil de quantificação de vitamina D em pacientes diagnosticados com COVID-19 na região metropolitana de São Paulo e, comparando ao perfil de pacientes sem a infecção, analisar quais alterações da vitamina D resultam em prejuízo do sistema imune dos pacientes infectados, a fim de verificar se ela pode ser considerada um biomarcador de predição dessa doença. Isso porque já se sabe das alterações imunológicas causadas pela hipovitaminose D, tanto na modulação da imunidade inata quanto na imunidade adaptativa. Para esta avaliação, utilizaremos amostras de sangue para quantificar a vitamina D no organismo de indivíduos saudáveis e de pacientes infectados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)