O lúdico e seus desdobramentos na poesia de Jacques Prévert e Mario Quintana
O elemento ludico na poesia de jacques prevert e mario quintana
Memórias da infância nas crônicas de Manuel Bandeira e Rubem Braga
Processo: | 20/14892-4 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 25 de setembro de 2021 |
Data de Término da vigência: | 24 de março de 2022 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira |
Pesquisador responsável: | Murilo Marcondes de Moura |
Beneficiário: | Rafael da Cruz Ireno |
Supervisor: | Carole Aurouet |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Instituição Anfitriã: | Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, França |
Vinculado à bolsa: | 19/02238-0 - A poesia necessária: Rubem Braga e Jacques Prévert, BP.DR |
Assunto(s): | Crônica Literatura francesa Literatura comparada Poesia |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Crônica | Jacques Prévert | Literatura Brasileira | Literatura francesa | Poesia moderna | Rubem Braga | Literatura Comparada |
Resumo Este projeto propõe uma comparação entre as obras de Rubem Braga e de Jacques Prévert, uma vez que seus escritos compartilham intimamente uma série de elementos, desde as escolhas formais, a aderência ao cotidiano popular até o hibridismo de suas produções, que trafegam entre o jornalismo e o cinema principalmente, mas também pela área de edição no caso brasileiro; pelo teatro e pela colagem, no francês. Com efeito, cronista e poeta compreendem o fazer poético como algo útil ou comprometido, capaz de preencher necessidades materiais do homem. Cogitamos, assim, que essa concepção tenha modelado os caminhos deles na literatura, em certa medida, sendo responsável pelo andamento original da escrita de cada um. Desta forma, o presente projeto de doutorado pretende cotejar as duas obras ressaltando os pontos de encontro e desencontro e, com isso, ainda que indiretamente, refletir sobre a dinâmica dos sistemas literários do Brasil e da França. (AU) | |
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