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Modelando o conhecimento por redes complexas

Processo: 21/07112-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2022
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Luciano da Fontoura Costa
Beneficiário:Matheus da Silva Fonseca
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/22308-2 - Representações intermediárias em Ciência Computacional para descoberta de conhecimento, AP.TEM
Assunto(s):Biologia de sistemas   Mecânica quântica   Redes complexas   Modelagem   Conhecimento   Fronteiras
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento | fronteiras | Modelagem | redes-complexas | Redes Complexas

Resumo

Um dos principais aspectos que torna a ciência tão eficiente no entendimento da realidade é a modelagem matemática, ou seja, o processo de representação de sistemas reais por meio de abstrações lógico-matemáticas. Entre essas abstrações estão os grafos, essenciais no estudo de redes complexas, área esta que teve grandes avanços nas últimas décadas graças à sua versatilidade nas mais diversas aplicações e aos continuados desenvolvimentos dos meios computacionais. Virtualmente é possível modelar qualquer sistema discreto por meio de uma rede. Exemplos incluem sistemas biológicos, relacionamentos e conhecimento. Neste projeto, inspirado no trabalho de Silva et all. (2010), pretende-se modelar o conhecimento das ciências físicas com ênfase no estudo de suas fronteiras. Para tanto, serão criadas e analisadas diversas redes de conhecimento que representem subáreas amplas, como eletromagnetismo, mecânica quântica, entre outras, e então estimar suas bordas utilizando-se de conceitos de redes complexas, em particular a medida chamada acessibilidade. As motivações desta pesquisa incluem entender melhor o inter-relacionamento entre as subáreas consideradas e identificar as fronteiras do conhecimento atual. (AU)

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