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A plenitude do sentido da fenomenologia: considerações sobre o lugar do outro na filosofia de Edmund Husserl

Processo: 21/03741-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Marcus Sacrini Ayres Ferraz
Beneficiário:Israel Rossi Milhomem
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):22/02192-3 - A plenitude do sentido da fenomenologia: considerações sobre o lugar do outro na filosofia de Edmund Husserl, BE.EP.MS
Assunto(s):Alteridade   Fenomenologia   Filosofia contemporânea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alteridade | Constituição de sentido | Edmund Husserl | fenomenologia | Meditações Cartesianas | Filosofia contemporânea

Resumo

Pretende-se elaborar uma pesquisa acerca do lugar que a questão da alteridade possui na filosofia tardia de Edmund Husserl, em especial nas Meditações Cartesianas. Para tanto, esta pesquisa parte da hipótese de que a problemática da relação entre o eu e o outro surge na filosofia husserliana com o objetivo de dar um sentido pleno para a fenomenologia, ou seja, com o intuito de ultrapassar os limites estritos de uma explicitação do ego transcendental como fonte exclusiva de constituição de sentido. Desta maneira, através de uma leitura interpretativa da exposição da experiência do outro nas Meditações Cartesianas, intenta-se responder a duas perguntas: 1) O que Husserl entende por outro no interior do seu arcabouço teórico idealista transcendental? e 2) Que lugar este outro possui no projeto transcendental fenomenológico? Nossa hipótese de trabalho é que o outro, por ser uma constante de mediaticidade da experiência do eu, funciona como o elemento necessário para a constituição da objetividade da experiência. E, nesse sentido, funciona como o elemento necessário para a plena realização do projeto fenomenológico de elucidar a constituição do sentido da experiência.

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