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A perspectiva evolutiva na obra de João Batista de Lacerda (1846-1915) e sua conexão com o darwinismo social: recepção da teoria evolutiva no Brasil como temática para a formação de professores

Processo: 20/10406-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História das Ciências
Pesquisador responsável:Maria Elice de Brzezinski Prestes
Beneficiário:Anderson Ricardo Carlos
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ciências naturais   Evolucionismo   Darwinismo   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Demarcação Científica | Evolucionismo Social | formação de professores | História das Ciências no Brasil | Introdução do evolucionismo no Brasil | João Baptista de Lacerda | História e Filosofia da Biologia

Resumo

A presente pesquisa almeja caracterizar as ideias evolutivas na obra do pesquisador carioca João Baptista de Lacerda (1846-1915). Médico de formação e investigador de diferentes subáreas das Ciências naturais no Museu Nacional do Rio de Janeiro, Lacerda se apresentava publicamente como adepto do evolucionismo (GUALTIERI, 2003, p. 51). Além disso, segundo alguns autores, Lacerda foi considerado um "darwinista social". Utilizando a metodologia de pesquisa da História da Ciência, a pesquisa buscará, por um lado, identificar as ideias evolutivas que foram incorporadas no fazer científico de Lacerda, traçando suas origens entre autores evolucionistas, e, por outro, caracterizar o "darwinismo social" de Lacerda, mapeando os diferentes sentidos atribuídos ao termo, segundo suas origens, seja no âmbito do próprio evolucionismo biológico de Charles Darwin, seja no âmbito de estudos sociológicos e antropológicos. Ademais, o debate historiográfico será analisado pelo eixo da transposição de conceitos e ideias de uma área científica para outra, no caso, das Ciências biológicas para as Ciências humanas (sociologia e antropologia) e vice-versa. Do episódio histórico-epistemológico do pensamento evolutivo de Lacerda em seu contexto social, propõe uma discussão teórica educacional a partir da elaboração de narrativas históricas e adaptação de parâmetros de aplicação para a formação de professores ao discutir-se a natureza da Ciência. Com a pesquisa espera-se elucidar a combinação das diferentes ideias sobre a evolução biológica manifestas na pesquisa realizada no Brasil no período, contribuindo para o desenvolvimento da história geral do evolucionismo no País. Espera-se também contribuir com a introdução de episódios da história da Ciência brasileira associados a reflexões de natureza da Ciência para diferentes níveis da formação científica no País. (AU)

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