Busca avançada
Ano de início
Entree

Intelectuais e política na construção da identidade nacional argentina

Processo: 20/10468-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Tania da Costa Garcia
Beneficiário:Igor Alexander Webel Ramos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Folclore   Identidade nacional   Argentina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfonso Carrizo | folclore | Identidade Nacional | Ricardo Rojas | Argentina

Resumo

A aproximação do primeiro centenário da revolução de Maio de 1810, alinhado ao contexto conturbado do início do século XX, trouxe consigo a necessidade de repensar a identidade nacional argentina. Uma das respostas a esta problemática foi encontrada na aliança entre Estado e intelectuais da literatura nativista a partir da realização de políticas culturais e educacionais com a perspectiva de difundir a "autêntica" cultura de seu povo, enxergando o folclore como o reservatório de valores capazes de homogeneizar e pacificar a nação. Tendo como propósito manter ou retomar antigas hegemonias, grupos políticos da capital e do interior, com interesses conflitantes - atravessados pelo paradigma civilização ou barbárie - enxergaram no campo da folclorologia a possibilidade de propagar representações identitárias que confirmassem suas respectivas ideologias como discurso hegemônico. A partir das obras produzidas por Ricardo Rojas - ligado a intelectuais portenhos alinhados com o governo do radical Hipólito Yrigoyen - e de Alfonso Carrizo - relacionado a intelectuais provincianos, vinculados às oligarquias do Noroeste Argentino - o presente projeto pretende analisar os espelhamentos entre reconfigurações da identidade argentina e os embates discursivos travado entre os grupos em disputa pelo poder.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMOS, Igor Alexander Webel. Representações do folclore argentino e identidade nacional em Juan Alfonso Carrizo e Ricardo Rojas (1917-1939). 2022. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Franca Franca.