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Desenvolvimento de projeto e construção de protótipo de veículo terrestre robótico autônomo em aplicação de transporte de insumos médicos para o combate à COVID-19

Processo: 21/05044-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2022
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Pesquisador responsável:luis antonio oliveira araujo
Beneficiário:João Pedro Mazili de Cia
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Mecatrônica   Robôs móveis   Veículos autônomos   Máquinas de levantamento e transporte   Equipamentos e materiais médicos e cirúrgicos   Pandemias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:chassi | Covid-19 | off road | Robótica móvel | suspensão | Mecatrônica

Resumo

Nos últimos tempos, a sociedade como um todo, vem sofrendo os desdobramentos da pandemia de COVID-19. Os setores de saúde, econômico e social, vêm enfrentando impactos negativos proporcionais às ondas de contaminação e morte por conta da pandemia. Pessoas correm riscos de contaminação devido às suas profissões e necessidade de sustento dos seus familiares. Neste momento, mudanças de hábito tornam-se obrigatórias e a ajuda vem de diversas áreas. A robótica ganhou destaque no uso de robôs para patrulhamento e monitoramento de aglomerações, veículos autônomos para o transporte de pessoas e cargas receberam um olhar especial devido ao baixo risco de contaminação e vantagem econômica, com isso, investigar mais aplicações ao combate da pandemia torna-se fundamental. Este trabalho visa desenvolver um protótipo de veículo terrestre autônomo, para o transporte de insumos médicos. As vantagens são: veículo com potencial de higienização adequada para o transporte de insumos de saúde e com a possibilidade de ser higienizado por meio de lavagens com água e sabão. Redução do contato humano com os materiais transportados e consequentemente, redução do potencial de contaminação. Autonomia de horários, pois o transporte pode ocorrer à qualquer horário do dia. E por fim, no caso do Brasil, a motivação é amplificada, tendo em vista as irregularidades de terreno, e em alguns casos, até a falta de terreno, o que dificulta a entrega de insumos médicos. Essa característica demanda uma investigação de chassi e suspensão, de forma a desenvolver um protótipo que consiga superar eventualidades do terreno (off road) e preserve o material transportado.

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