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O uso de servovisão em uma competição estudantil de veículos elétricos autônomos: teoria e experimentos

Processo: 21/09861-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2022
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Maira Martins da Silva
Beneficiário:Murilo Fantucci Todão
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Mecatrônica   Veículos autônomos   Otimização   Eficiência energética   Instrumentação   Mapeamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:otimização | Servovisão | Veículos autônomos | mecatrônica

Resumo

Os veículos autônomos promovem o acesso universal, além de uma maior segurança e eficiência energética se comparado aos veículos convencionais. Quando nenhuma interferência do motorista é necessária, o veículo precisa ser capaz de se controlar em condições ambientais extremas e situações emergenciais. Algumas competições estudantis oferecem a oportunidade para estudantes projetarem veículos com tal nível de autonomia. Entre as principais tarefas destes alunos estão: a instrumentação do veículo, a definição dos algoritmos de tratamento de dados e o planejamento do movimento. Em uma dessas competições, o veículo precisa completar dez voltas, o mais rápido possível, em torno de uma pista desconhecida, delimitada por cones amarelos e azuis. A proposta deste projeto de pesquisa é verificar o uso de visão estéreo para a identificação dos objetos e mapeamento da pista. A identificação dos objetos será realizada através do algoritmo Ponto em Perspectiva e o mapeamento através do algoritmo de FastSlam 2.0. Espera-se que, com esta IC, avaliações sobre as qualidades e deficiências da instrumentação e técnicas numéricas sejam realizadas. (AU)

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