Busca avançada
Ano de início
Entree

Vírus de RNA de fita dupla associados a linhagens de levedura (Saccharomycotina)

Processo: 21/09980-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2022
Data de Término da vigência: 31 de março de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:André Rodrigues
Beneficiário:Rodolfo Bizarria Júnior
Supervisor: Paul Rowley
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Idaho, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:19/24412-2 - Diversidade e função de fungos leveduriformes em insetos fungicultores, BP.DR
Assunto(s):Insetos   Leveduras   Mutualismo   Produtos naturais   Vírus   Vírus de RNA
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:insetos | levedura | mutualismo | Produtos Naturais | Virus | Interações entre leveduras e vírus

Resumo

Apesar dos efeitos negativos de interações vírus-hospedeiro, interações mutualísticas também são observadas em alguns casos. Leveduras são frequentemente infectadas por vírus de RNA de fita dupla (dsRNA), permitindo a secreção de toxinas que auxiliam na sobrevivência e competitividade do hospedeiro. Originalmente observado em Saccharomyces cerevisiae, o fenótipo nomeado "killer" também foi reportado em diferentes linhagens de Saccharomycotina. A natureza dessas interações em leveduras brasileiras ainda é incipiente. Esperamos encontrar as diferenças na história evolutiva e nas taxas de mutações dos vírus que ocorrem em zonas tropicais, o que é esperado para vírus dsRNA ou para elementos genéticos que codificam o fenótipo. Insetos são conhecidos por hospedar leveduras e favorecer sua hibridização e, dessa forma, abrem uma janela para a transmissão dos vírus entre as leveduras associadas a insetos. Portanto, como uma provável fonte de leveduras killer, estamos estudando leveduras associadas a besouros e a formigas cultivadoras de fungos no Brasil. Esperamos avançar no conhecimento sobre a diversidade de vírus dsRNA que infectam as linhagens de Saccharomycotina e sua história evolutiva do mutualismo levedura-vírus. Como tal interação é conhecida por sua importância na prospecção de agentes naturais antimicrobianos, nossa proposta converge com objetivos de desenvolvimento sustentável. Além disso, estudar as interações levedura-vírus também permitirá avanços no conhecimento de infecções virais em organismos eucariotos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAGGART, NATHAN T. E.; CRABTREE, ANGELA M. A.; CREAGH, JACK W. M.; BIZARRIA, RODOLFO M.; LI, SHUNJI; DE LA HIGUERA, IGNACIO A.; BARNES, JONATHAN E.; SHIPLEY, MASON A.; BOYER, JOSEPHINE M.; STEDMAN, KENNETH M.; et al. Novel viruses of the family Partitiviridae discovered in Saccharomyces cerevisiae. PLOS PATHOGENS, v. 19, n. 6, p. 22-pg., . (21/09980-4)