Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento da fluência de leitura de escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I no contexto de pandemia

Processo: 21/11329-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Lavínia Micaela Moreira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação humana   Pandemias   Aprendizagem   Ensino remoto   Rastreamento   Avaliação de desempenho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Complexidade textual | Currículo baseado em medidas | Fluência de Leitura Oral | Monitoramento da aprendizagem | Fonoaudiologia Educacional

Resumo

No contexto da pandemia, o ensino remoto precisou ser adotado e levantou vários questionamentos quanto à aprendizagem. Buscando preencher esta lacuna, métodos de avaliação como o Curriculum-Based Measurement (CBM) podem auxiliar no rastreamento de escolares que apresentam dificuldade de leitura ou risco para a dislexia. Este estudo tem por objetivos avaliar e monitorar quadrimestralmente a fluência de leitura de escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental l. Participarão desta pesquisa 120 escolares divididos em: G1: 30 escolares do 2°ano, G2: 30 escolares do 3°ano, G3: 30 escolares do 4°ano e GIV: 30 escolares do 5°ano. Os escolares serão submetidos a Avaliação de Desempenho de Fluência (ADFLU) que será gravado e cronometrado. Para a análise de cada texto do ADFLU serão calculadas as PCPM e as PIPM, estes dados serão analisados estatisticamente no programa SPSS (Statistical Package for Social Science). (AU).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)