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Programa de Estimulação com as Habilidades Metafonológicas e Princípio Alfabético para pré-escolares: elaboração e aplicabilidade em contexto de pandemia

Processo: 21/12857-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Ariane Alves Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Aprendizagem   Estimulação   Estudos de intervenção   Pandemias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Educação Infantil | estudos de intervenção | Pandemia | Fonoaudiologia Educacional

Resumo

Durante os seis primeiros anos de vida, as crianças necessitam desenvolver algumas importantes habilidades cognitivo-linguísticas que serão os pilares para o sucesso escolar posterior. Objetivo: Elaborar e verificar e eficácia terapêutica de um Programa de Estimulação com as Habilidades Metafonológicas e Princípio Alfabético para pré-escolares de 4 a 5 anos de idade. Método: Este estudo será desenvolvido em duas fases, sendo a que fase 1 objetiva elaborar o Programa de Estimulação com as Habilidades Metafonológicas e Princípio Alfabético que será realizado a partir da revisão de literatura, a fim de verificar quais os estudos que utilizaram programas de estimulação com estas habilidades, bem como as suas atividades e tipo de estímulos utilizados. Nesta fase será realizado o estudo piloto com 20 pré-escolares para verificar a viabilidade da aplicação do programa elaborado. A fase 2 objetiva verificar a aplicabilidade do Programa de Estimulação com as Habilidades Metafonológicas e Princípio Alfabético em 60 pré-escolares da Educação Infantil, de ambos os sexos, na faixa etária de 4 anos a 5 anos e 11 meses, distribuídos em grupo experimental e controle. Os resultados serão analisados estatisticamente objetivando verificar as diferenças intra e intergrupos estudados para as variáveis de interesse para verificar a eficácia do programa elaborado neste estudo. (AU)

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