Busca avançada
Ano de início
Entree

Colangiocarcinoma: supressor tumoral miR-101-3p como potencial biomarcador de diagnóstico e prognóstico

Processo: 21/06315-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2022
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Dorotéia Rossi Silva Souza
Beneficiário:Sérgio Luís Ferreira Júnior
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Gastroenterologia   Genética molecular   Neoplasias   Colangiocarcinoma   MicroRNAs   Prognóstico   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:câncer | Inibidores de Angiogênese | microRNA | Gastroenterologia

Resumo

Neoplasia maligna que acomete os ductos biliares, o colangiocarcinoma (CCA) possui baixa taxa de sobrevida devido as dificuldades em se detectar este tipo de câncer em seu estágio inicial. Nesse contexto, microRNAs (mRNAs) com potencial inibitório na proliferação tumoral, como o mir-101-3p, apresenta-se como potencial alvo terapêutico envolvendo diagnóstico, prognóstico e tratamento para o CCA. Objetivos - avaliar a expressão do miR-101-3p envolvido na oncogênese em pacientes com CCA e sua relação com sobrevida, hábitos de vida e comorbidades. Metodologia - serão estudados 65 pacientes com CCA e 30 indivíduos controles sem sinal clínico, bioquímico e histopatológico da doença, submetidos a colecistectomia. O perfil demográfico e clínico de ambos os grupos será obtido por questionário e prontuário eletrônico. Para análise da expressão de miR-101-3p será extraído RNA de tecido tumoral emblocado em parafina (pacientes) e tecido de ducto cístico fresco (controles), utilizando RealiaPrep" FFPE Total RNA Miniprep System (Promega) e trizol, respectivamente. A concentração e pureza serão analisadas pelo NanoDrop-ND-1000 (Thermo Scientific) e a integridade da amostra em gel de agarose 1%. A síntese de DNA complementar (cDNA) será realizada via transcrição reversa, utilizando um kit específico (Taq Man - Applied Biosystems). A análise de expressão do miR-101-3p será realizada por reação em cadeia da polimerase da transcrição reversa em tempo real (RT-qPCR). O nível de transcrição será calculado pelo método 2-Ct. Os dados serão analisados estatisticamente, de acordo com as características das variáveis, admitindo-se nível de significância para valor P<0,05.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)