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Orientação e mobilidade: estudo comparado entre Brasil e Portugal

Processo: 21/12323-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2022
Data de Término da vigência: 15 de julho de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Eduardo José Manzini
Beneficiário:Loiane Maria Zengo Orbolato
Supervisor: Carla Sofia Costa Freire
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Portugal  
Vinculado à bolsa:19/24999-3 - Análise de um programa de formação continuada de professores do atendimento educacional especializado em orientação e mobilidade, BP.DR
Assunto(s):Educação especial   Orientação   Mobilidade   Brasil   Portugal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | Educação Especial | Orientação e Mobilidade | Portugal | Educação Especial

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo comparar as possíveis semelhanças e diferenças no que tange ao planejamento, ensino, treinamento, execução e avaliação das técnicas de Orientação e Mobilidade entre a realidade brasileira e portuguesa. A pesquisa em Portugal será constituída por três estudos: Estudo 1 - Identificação das estratégias de ensino utilizadas por profissionais durante o ensino das técnicas de Orientação e Mobilidade; Estudo 2 - Opinião de pessoas cegas sobre o uso das diferentes técnicas de Orientação e Mobilidade para a locomoção; e, Estudo 3 - Opinião de profissionais referente ao planejamento, ensino, treinamento e avaliação das técnicas de Orientação e Mobilidade. No mínimo, três profissionais da área de Orientação e Mobilidade e três pessoas cegas atendidas por esses profissionais participarão do Estudo 1. No Estudo 2, no mínimo, três estudantes cegos serão participantes. No Estudo 3, no mínimo, três profissionais de Orientação e Mobilidade serão os participantes. O Estudo 1 terá caráter observacional. Os dados serão coletados por meio do acompanhamento do pesquisador durante o atendimento de Orientação e Mobilidade oferecido pelo profissional à pessoa cega e serão registrados por meio de filmagens e registros de campo. A análise deste estudo terá enfoque qualitativo. As filmagens e as anotações serão analisadas e serão extraídas as estratégias de ensino que foram utilizadas. Os Estudos 2 e 3 terão caráter descritivo e comparado e os dados serão coletados por meio da entrevista semiestruturada que contará com duas etapas: 1) elaboração do roteiro de entrevista e 2) entrevistas. A análise dos dados terá foco qualitativo. Os áudios das entrevistas serão transcritos e os conteúdos serão analisados detalhadamente para descrição e discussão. Ao final será possível identificar e descrever as preferências de uso das diferentes estratégias de locomoção por pessoas cegas portuguesas e a forma como o planejamento, ensino, treinamento e avaliação das técnicas de Orientação e Mobilidade ocorre em Portugal. Por meio dos dados coletados, será possível compará-los à realidade e literatura brasileira, destacando as semelhanças e diferenças em se tratando do planejamento, ensino, treinamento, execução e avaliação do uso as técnicas de Orientação e Mobilidade. (AU)

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