Bolsa 21/11056-3 - Fisioterapia, Dismenorreia - BV FAPESP
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Elaboração e validação de aplicativo para dispositivo móvel para adolescentes e mulheres com dismenorreia

Processo: 21/11056-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Mariana Arias Avila Vera
Beneficiário:Barbara Inácio Silva
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fisioterapia   Dismenorreia   Aplicativos móveis   Dispositivos móveis   Prevalência   Sinais e sintomas   Validação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aplicativo | Dismenorréia | Fisioterapia

Resumo

A dismenorreia é uma condição ginecológica comum caracterizada por desconforto na região abdominal antes ou durante o período da menstruação na ausência de doença pélvica. A alta prevalência da dismenorreia está associada à diminuição da qualidade de vida. Este estudo visa elaborar e validar um aplicativo para dispositivo móvel para a avaliação dos sintomas associados à menstruação e fornecimento de orientações para auto manejo da dor e dos sintomas. Será desenvolvido um aplicativo para smartphone, em que as mulheres poderão controlar o início, sintomas pélvicos e não-pélvicos (por exemplo, irritabilidade), intensidade de dor, e receberão dicas para o auto manejo não-farmacológico de seus sintomas, baseados em revisões sistemáticas sobre dismenorreia. A construção e validação do aplicativo seguirá as seguintes etapas: (1) Modelagem: formação de um modelo conceitual sobre o problema e definição do conteúdo; (2) Projeto de Navegação: determinação de menus, índices e roteiros a fim de facilitar a utilização do aplicativo por indivíduos com diferentes níveis educacionais; (3) Interface Abstrata: definição da aparência do sistema e especificação de quais objetos de interface o usuário pode visualizar, bem como as reações que cada objeto deve gerar. (4) Implementação do projeto: criação dos sons, imagens, animações e vídeos e transferidos ao computador, vinculados ao sistema operacional Android® (Google, Estados Unidos). Após essas fases, será realizada a validação do aplicativo a partir da análise dos especialistas (validação de conteúdo e interface) e do público-alvo (validação de conteúdo e de interface).(AU)

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