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Burnout parental no Brasil: perspectivas de avaliação e intervenção

Processo: 21/11208-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Paula Porto Noronha
Beneficiário:Ligia de Santis
Supervisor: Isabelle Roskam
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Campinas. Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitè Catolique de Louvain (UCL), Bélgica  
Vinculado à bolsa:20/04595-2 - Dinâmica familiar e envolvimento paterno: análises empíricas e instrumento de avaliação psicológica para a prática profissional, BP.PD
Assunto(s):Esgotamento psicológico   Avaliação psicológica   Estresse   Pai   Mães   Paternidade   Parentalidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação psicológica | Burnout parental | mãe | pai | Avaliação psicológica

Resumo

Apesar de sua importância, a paternidade também pode causar sentimentos negativos de exaustão. Isso acontece quando há um desequilíbrio crônico entre os recursos pessoais e os estressores relacionados ao contexto parental, que podem desencadear condições como o burnout parental (BP). Assim, é necessário compreender melhor este construto e suas relações, incluindo a perspectiva paterna e considerando diferentes contextos culturais. Diante da expertise da Profa. Roskam nesta temática, este projeto tem quatro objetivos principais, relacionados com a compreensão, avaliação e intervenção sobre o BP, considerando diversos contextos culturais (como o brasileiro). Esses objetivos são: (a) avaliar os processos relacionados à parentalidade e ao BP, para pais e mães brasileiros, (b) entender como acessar a perspectiva paterna sobre PB, (c) aprender sobre medidas baseadas em experience sampling methodology (ESM) e sua aplicação na avaliação de variáveis familiares, e (d) acompanhar projetos que podem guiar intervenções sobre o BP. Para atingir esses objetivos, além de participar do grupo de pesquisa do Prof. Roskam, serão utilizados dados de 600 pais brasileiros (200 pais) com crianças em idade pré-escolar e primária. Para atingir esses objetivos, além de participar do grupo de pesquisa da Profa. Roskam, serão utilizados dados de 600 pais e mães brasileiros (200 pais) com filhos do Ensino Infantil ao Fundamental 1. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e versões em português do Inventário de Envolvimento Paterno, da Escala de Desregulação Emocional, da versão breve da Escala da Relação Coparental e do Parental Burnout Assessment (PBA). As relações entre as variáveis serão estimadas por meio de técnicas de modelagem por equações estruturais. Também serão realizadas análises exploratórias e de estrutura interna do PBA. Após a realização do estágio no exterior, espera-se, ainda, a difusão de conhecimentos importantes no Brasil, sobre: técnicas de avaliação indutiva da perspectiva paterna sobre o BP, métodos ESM de avaliação das variáveis familiares e ideias sobre temas e procedimentos interventivos para minimizar efeitos negativos da parentalidade. Parcerias futuras entre os centros de pesquisa envolvidos também são esperadas. (AU)

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