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Estudantes negros no ensino superior: a trajetória acadêmica na perspectiva das famílias

Processo: 22/01080-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Alessandro de Oliveira dos Santos
Beneficiário:Danrley Pereira de Castro
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/15573-0 - Limites e possibilidades para o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior: o caso da Universidade de São Paulo, AP.JP2
Assunto(s):Interculturalidade   Grupos étnicos   Estudantes universitários   Negros   Ensino superior   Relações étnicas e raciais   Educação a distância   Pandemias   COVID-19
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estudantes Universitários | Famílias | Relações étnico-raciais | Sucesso Acadêmico | suporte social | Intercultura e Raça-Etnia

Resumo

Apesar das recentes políticas de cotas raciais, a permanência de estudantes negros no ensino superior público está longe de ser algo assegurado. Estudantes negros frequentemente se deparam com experiências de discriminação e preconceito em instituições de ensino superior. Portanto, para assegurar condições de permanência e titulação de estudantes negros é necessário investigar mecanismos que apoiem sua trajetória e florescimento no ambiente acadêmico. A contribuição deste projeto de pesquisa consiste em incorporar a investigação das experiências familiares em relação à trajetória acadêmica de estudantes negros, no contexto de intensificação do Ensino a Distância (EAD) em decorrência do cenário pandêmico da COVID19. (AU)

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