Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da significância clínica e funcional do gene PRKAB2 em tumor adrenocortical pediátrico

Processo: 21/10702-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Scrideli
Beneficiário:Alcides Euzebio Tavares Xavier
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Proteínas quinases ativadas por AMP   Oncologia pediátrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ampk | Prkab2 | TAC pediátrico | Oncologia Pediátrica

Resumo

O tumor adrenocortical (TAC) pediátrico é uma neoplasia rara de prognóstico reservado em casos avançados. Esses tumores apresentam uma alta heterogeneidade, e os parâmetros anatomopatológicos utilizados são considerados pouco precisos e até o momento, não é possível estabelecer uma correlação prognóstica bem definida, o que reflete em dificuldades na determinação da progressão da doença e direcionamento do tratamento. A ressecção cirúrgica completa é a única opção terapêutica com potencial de cura. Devido à escassez de informações acerca da biologia dos TAC, principalmente em casos pediátricos, torna-se um desafio a compreensão dos mecanismos moleculares de iniciação/desenvolvimento e progressão destes tumores. Neste contexto destacam-se as proteínas quinases ativadas por AMP (AMPK), que possui o gene PRKAB2 como produtor de uma das subunidades de seu complexo e que em conjunto, exercem atividades cruciais para a manutenção de desenvolvimento embrionário, e encontram-se fortemente associadas entre os principais hallmarks do câncer como: proliferação, migração e morte celular. Resultados prévios do nosso grupo de pesquisa identificou o gene PRKAB2 como hub gene hipoexpresso em TAC através de análises in silico em bancos de dados públicos e por dados de RNA-Sequencing (RNA-Seq) em nossa coorte. E surpreendentemente, a hipoexpressão de PRKAB2 foi associada ao pior prognóstico da doença. Mediante estes achados, torna-se crucial em continuidade a este projeto pioneiro, explorar o papel do PRKAB2 em TAC pediátrico, a fim de caracterizar e explorar suas funções moleculares biológicas relacionadas aos mecanismos de invasividade, quimiorresistência, proliferação e morte celular. Ademais, avaliar os putativos crosstalks deste gene com as vias de desenvolvimento embrionário a fim de fornecer novos insights para prognóstico, diagnóstico e direcionamento clínico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
XAVIER, Alcides Euzebio Tavares. PRKAB2 como biomarcador de prognóstico e Rottlerin como potencial quimioterápico para tumor adrenocortical pediátrico. 2023. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.