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A função social da biblioteca pública na formação do pequeno leitor literário: análise comparativa entre Brasil e Colômbia

Processo: 21/11053-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2022
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Renata Junqueira de Souza
Beneficiário:Maria Paula Obando Rodríguez
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Bibliotecas públicas   Formação de leitores   Crianças   Apoio social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biblioteca Pública | Crianças | Função social | Leitor literário | Biblioteca pública

Resumo

A revisão literária sobre biblioteca pública (BP), revela o significativo valor desse espaço dentro do âmbito histórico, cultural e social da humanidade, ao longo do tempo, os organismos internacionais de desenvolvimento da BP, particularmente a UNESCO, IFLA e o CERLALC, tem delineado sua funcionalidade e principais missões, estando algumas das básicas orientadas ao aprimoramento dos hábitos de leitura das crianças, ao apoio à educação, à promoção cultural e social, entre outras. Não obstante, os estudos estatísticos e as análises da Escuela Interamericana de Bibliotecología, particularmente os trabalhos dos bibliotecólogos Didier Álvarez, Adriana María Betancour, Luis Bernardo Yepes (1998) e Emir Suaiden (1987) constatam por uma parte, que a BP latino-americana ainda não atinge integralmente cada uma das funções designadas pelos organismos e por outro, que reconhecimento da condição institucional da BP é frágil, constituindo assim um generalizado "analfabetismo bibliotecário" que impacta de forma negativa tanto sua função social bem como a formação do pequeno leitor literário (PLL). Nesse sentido, o objetivo principal do presente projeto de pesquisa é discutir sobre a função social da biblioteca pública na formação do PLL por meio de uma análise comparada de serviços e práticas leitoras entre as bibliotecas públicas "Gabriel García Márquez" da Colômbia e "Viriato Corrêa" do Brasil. Para tais fins, propõe-se o reconhecimento íntegro de cada espaço por meio da observação direta, das anotações de campo e execução de entrevistas semiestruturadas a bibliotecários e coordenadores. Após a coleta e análise de dados mediante a triangulação dos mesmos, espera-se gerar reflexões, trocas significativas e dialógicas/interculturais entre as duas bibliotecas analisadas. (AU)

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