Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da empatia em crianças do ensino público em uma intervenção de biblioterapia baseada em internet

Processo: 21/06816-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2022
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Carmem Beatriz Neufeld
Beneficiário:Luiza Christofoletti Vito
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biblioterapia   Promoção da saúde   Tratamento psicológico   Intervenção baseada em internet   Empatia   Ensino público   Crianças   Escalas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biblioterapia | empatia | Intervenção baseada em internet | metodologia mista | promoção de saúde | Terapia Cognitivo Comportamental em Grupos

Resumo

Na infância, são fundadas as bases para o desenvolvimento saudável e a saúde mental do indivíduo. Na atual pandemia da COVID-19, as evidências científicas têm apontado prejuízos significativos na saúde mental das crianças e uma diminuição de seu bem-estar geral. Assim, nota-se a importância de se desenvolver intervenções inovadoras, preventivas, acessíveis e eficazes em saúde mental para crianças. Neste contexto, destaca-se a relevância da empatia para o desenvolvimento saudável, o que tem sido cada vez mais evidenciado na literatura científica. Isto tem fomentado a criação de programas interventivos para o desenvolvimento de tal habilidade com crianças. Uma abordagem efetiva para a promoção de empatia é a biblioterapia, já que ela não requer grandes recursos. Com as restrições e riscos decorrentes da pandemia, as intervenções baseadas em internet têm sido uma estratégia útil para promover acesso ao cuidado em saúde mental para crianças. Neste sentido, este estudo objetiva investigar as mudanças nas habilidades empáticas após uma intervenção grupal baseada em internet, realizada a partir da biblioterapia. Participarão da amostra crianças de uma escola municipal de Ribeirão Preto. A metodologia utilizada será mista, com avaliação pré e pós-teste das habilidades empáticas por meio da aplicação da Escalas de Habilidades Sociais, Comportamentos Problemáticos e Competência Acadêmica (SSRS-BR). Os dados coletados serão submetidos a uma análise estatística descritiva e inferencial. Será realizada também a transcrição da gravação das sessões, as quais serão submetidas a uma análise de conteúdo. É esperado que, após a intervenção, seja observado um aumento das habilidades empáticas das crianças.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)