Busca avançada
Ano de início
Entree

São Paulo, região de fronteira. História e geografia dos intercâmbios artísticos entre a América Portuguesa e a Bacia do Rio da Prata (séc. XVI-XVIII)

Processo: 21/05595-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2022
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Luciano Migliaccio
Beneficiário:Thais Cristina Montanari
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/06538-9 - Barroco-açu: a América Portuguesa na geografia artística do Sul global, AP.JP2
Bolsa(s) vinculada(s):24/20761-0 - Mapeando Fronteiras Culturais: Redes de Intercâmbio e Geografia Artística entre a América Portuguesa e a Bacia do Rio da Prata (séc. XVI-XVIII), BE.EP.DR
Assunto(s):História da arte   Interculturalidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Meridional | História da Arte | interculturalidade | História da Arte

Resumo

O projeto visa analisar as relações artísticas entre as regiões de São Paulo e do Rio da Prata, no quadro mais amplo dos intercâmbios entre os territórios da América Portuguesa e da América Espanhola entre os séculos XVI e XVIII. Dadas as relações comerciais legais ou não estabelecidas entre as duas regiões e também com a Europa, algumas redes teriam se estabelecido entre as fronteiras, seja pelos caminhos terrestres, seja pelas rotas marítimas do Atlântico-sul. Estas relações fomentaram a circulação de pessoas, objetos, técnicas e modelos artísticos, sendo possível verificar a presença luso-brasileira nas artes produzidas na região do Rio da Prata, bem como a da cultura hispânica nas artes produzidas na região de São Paulo. Visto que a historiografia da arte colonial paulista, apesar de consolidada, ainda apresenta lacunas em aberto, propomos aqui o aprofundamento destes estudos a partir das análises bibliográficas e documentais em uma perspectiva multidisciplinar. Buscaremos, portanto, verificar a existência de uma geografia artística entre São Paulo e a região platina na base do estudo, e contribuir para ampliar o debate historiográfico sobre o tema e para a área disciplinar através de uma abordagem transnacional e transdisciplinar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)