Busca avançada
Ano de início
Entree

Apoio à Recuperação de Recursos Educacionais Abertos para o Ensino de Programação

Processo: 19/26871-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2022
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Ellen Francine Barbosa
Beneficiário:William Simão de Deus
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Assunto(s):Educação aberta   Engenharia de software
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Aberta | Ensino de Programação | Recursos Educacionais Abertos | Repositórios de REAs | Engenharia de Software

Resumo

Contexto: O crescimento de iniciativas envolvendo recursos educacionais abertos (REAs) está ajudando a democratizar o ensino e o acesso à educação. Fatores como a redução de custos e qualidade dos recursos estão contribuindo para o desenvolvimento e a disseminação de grandes repositórios que possuem amplos acervos de REAs. Em muitos acervos existem recursos que podem apoiar o ensino de programação, como exercícios, apresentações, materiais complementares e até mesmo softwares prontos para serem usados, personalizados e compartilhados sem nenhum custo. No entanto, ainda é muito difícil recuperar estes recursos devido a diversos problemas, como a falta de padronização de termos e limitações dos motores de busca dos repositórios.Objetivo: Tendo esse cenário em vista, o principal objetivo deste projeto de doutorado é otimizar a detecção de REAs, em especial no contexto de ensino de programação, propondo assim mecanismos de apoio à recuperação de tais recursos.Método: Os mecanismos serão construídos por meio de um conjunto de métodos e procedimentos, como estudos de caso em repositórios para identificar sua organização e estrutura; mapeamento e revisão da literatura para classificar o atual estado da arte a respeito do tema analisado; e experimentação controlada para avaliar a efetividade das soluções propostas.Resultados esperados: O principal resultado esperado com a condução deste projeto é a proposição de mecanismos, como os principais domínios de programação apoiados pelos REAs e os melhores termos a serem utilizados, que apoiem professores e alunos a recuperarem REAs de ensino de programação. Mais especificamente, espera-se identificar os principais repositórios com conteúdo sobre programação e também revisitar a literatura sobre o tema proposto.Conclusão: O desenvolvimento deste projeto, além de auxiliar a busca em repositórios, também deverá contribuir para o aumento de reuso dos REAs, sobretudo os focados em ensino de programação; otimizar a detecção e a identificação dos recursos presentes nos acervos de diferentes repositórios; e reduzir os problemas causados pela falta de padronização de termos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DEUS, William Simão de. Apoio à identificação e recuperação de recursos educacionais abertos para o ensino de programação. 2024. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.