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Análise da formação para o controle social nos cursos de graduação em Fisioterapia de Instituições Públicas de Ensino Superior no Estado de São Paulo por meio da triangulação de métodos

Processo: 21/12327-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2022
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Cristiane Shinohara Moriguchi de Castro
Beneficiário:Amanda Araujo Cavalcante
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde pública   Programas e projetos educacionais   Modalidades de fisioterapia   Instituições de ensino superior   Curso de graduação   Controle social formal   Entrevista   Análise de conteúdo   Análise documentária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diretrizes Curriculares | formação profissional em saúde | Participação da Comunidade | Sistema Único de Saúde | Saúde Coletiva

Resumo

O objetivo do presente projeto será compreender a formação para o controle social no ensino de graduação em Fisioterapia em Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado de São Paulo por meio da análise por triangulação de resultados de entrevistas e dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação. Como objetivo secundário será realizada a análise crítica dos resultados com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Cursos de Graduação em Fisioterapia vigente (CNE, 2002). Farão parte do estudo as seis Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) em Fisioterapia do Estado de São Paulo. O estudo será desenvolvido por meio de abordagem qualitativa com base na triangulação de resultados, sendo utilizados os métodos qualitativos de análise documental e a entrevista semiestruturada. Os dados para análise documental serão coletados a partir dos projetos pedagógicos dos cursos para identificação da formação prevista sobre controle e os docentes das IES responderão a roteiro de entrevista quanto a importância da formação para controle social para o fisioterapeuta, experiências positivas e negativas no processo ensino-aprendizagem desta temática, lacunas para formação observada e como melhorar a formação do fisioterapeuta para o controle social. Os dados serão analisados por meio da análise de conteúdo temático-categorial. Espera-se com este estudo contribuir para fortalecer a formação acadêmica para o controle social, bem como favorecer a mudança do modelo de atenção do SUS por meio de recursos humanos capacitados a gestão participativa e mobilizadora da sociedade.(AU)

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