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Educação formal e não-formal da população adulta brasileira: escolarização e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para aprendizagem

Processo: 21/03631-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2022
Data de Término da vigência: 31 de março de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Clara Di Pierro
Beneficiário:Flávia Vitor Longo dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação de jovens e adultos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Demografia Aplicada | Educação ao longo da vida | Educação de Jovens e Adultos | Pnad | Tic Domicílios | Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Quais marcadores da educação ao longo da vida podem ser observados na população adulta residente no Brasil? Embasado em quatro eixos teóricos: curso de vida, educação ao longo da vida, janela de oportunidades demográfica e uso de tecnologias de informação e comunicação na sociedade do conhecimento, este projeto tem por objetivo compor um retrato da educação de adultos, considerando-se aspectos e características das educações formal e não formal. Trata-se de um projeto que procura investigar se as desigualdades historicamente consolidadas e identificadas na educação formal são também observadas quanto ao uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos/formativos enquanto recorte operacional de educação não formal. Para se obter esse retrato, serão utilizadas três fontes de dados de natureza secundária: a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e a Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros (TIC-Domicílios), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIBR). Por ser esta uma proposta de pesquisa interdisciplinar, situada entre a Educação e a Demografia, esperamos que os resultados possam amparar futuros estudos em ambas as áreas, e possibilitem a oferta de um perfil da educação de adultos, ampliada pela lente da educação não formal, como subsídio de políticas públicas de educação para adultos mais acuradas.

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