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Protagonismo feminino no enfrentamento dos eventos climáticos e meteorológicos extremos: estudo de caso com mulheres educadoras

Processo: 20/16085-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2024
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Sonia Regina da Cal Seixas
Beneficiário:Amasa Ferreira Carvalho
Instituição Sede: Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/03674-4 - Protagonismo feminino no enfrentamento dos eventos climáticos e meteorológicos extremos: estudo de caso com mulheres educadoras, BE.EP.DR
Assunto(s):Sociedade e meio ambiente   Mudança climática   Percepção   Mulheres   Professores   Atibaia (SP)   Caraguatatuba (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gênero | Mudanças Climáticas | Mulheres Educadoras | percepção | Ambiente e Sociedade

Resumo

As mudanças ambientais, e mais amplamente as climáticas trazem mudanças tanto em magnitude quanto em intensidade ao planeta. Os eventos climáticos e meteorológicos extremos são uma consequência de tais mudanças e têm implicações na sociedade, sobretudo nos grupos mais vulneráveis, como as mulheres. A educação é um dos únicos, senão o único, caminho para a inclusão das minorias. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo compreender como se dá a atuação das mulheres educadoras, a partir das suas percepções, conhecimentos e estratégias pedagógicas utilizadas no contexto dos eventos climáticos e meteorológicos extremos dos municípios de Atibaia e Caraguatatuba, Estado de São Paulo. A presente pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa e é composta por quatro procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental, pesquisa de campo e estudo de caso. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicado questionário sobre percepções, conhecimentos e capacidades adaptativas às mudanças climáticas. As 65 mulheres educadoras selecionadas para a pesquisa trabalham em escolas localizadas em áreas de risco de inundações e chuvas intensas há no mínimo 10 anos. Portanto, a hipótese desta pesquisa é que o envolvimento de mulheres educadoras no processo da educação ambiental é um componente importante porque vai além de apenas transmitir o conhecimento técnico, traz também a experiência da vida, do trabalho e das vivências nos eventos climáticos e meteorológicos extremos. (AU)

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