Busca avançada
Ano de início
Entree

À la Française, á Portugueza ou à moda do chef? A repercussão da haute cuisine em Portugal no Cozinheiro Moderno, ou Nova Arte de Cozinha (1780)

Processo: 22/03552-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2022
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Ana Carolina de Carvalho Viotti
Beneficiário:Renato Lima Leite
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):História do Século XVIII   História contemporânea   Alimentação   Estudo comparativo   Portugal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alimentação | Livros de Cozinha | Portugal | seculo XVIII | História da Alimentação

Resumo

A culinária portuguesa do século XVIII foi, incontestavelmente, influenciada pelas transformações gastronômicas ocorridas na França. Há uma brusca mudança nos gostos da época, do tipo de comida consumida e nos preparos dos mais finos pratos, fruto da ascendência do desenvolvimento da cozinha francesa, ocasionado com a tentativa de imitar a encenação do estilo de vida proveniente da corte e da burguesia gálica. Lucas Rigaud, escritor do segundo livro de conteúdo gastronômico impresso em território português, intitulado de "Cozinheiro Moderno, ou Nova Arte de Cozinha" (1780), foi o cozinheiro régio responsável por introduzir formalmente a haute cuisine da elite francesa no reino de Portugal, enquanto contestava a relevância (ou melhor, "a lucidez") do calhamaço receituário centenário de Domingos Rodrigues, publicado cem anos antes. O presente trabalho compreende um estudo das receitas tidas como "à francesa" do livro de Rigaud, desvelando compreender os métodos e os ingredientes utilizados pelo autor para compor sua obra e os motivos das preparações apresentarem essa nomenclatura exclusiva, por meio de uma análise sobre a fusão da gastronomia francesa e portuguesa. O movimento "moderno" culinário lusitano é o resultado desta obra indispensável para se compreender a mescla da influência gálica moderna e o sabor marcante, ainda duradouro, da cozinha medieval portuguesa.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)