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O povo das mercadorias sob a crítica de pensadores indígenas: uma análise comparativa entre as reflexões de Davi Kopenawa e Ailton Krenak

Processo: 22/03528-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2022
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Valeria Mendonça de Macedo
Beneficiário:Carolaine Nunes Silva
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Antropoceno   Produção de conhecimento   Pensamento crítico   Povos indígenas   Análise de conteúdo   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ailton Krenak | Antropoceno | Antropologia reversa | capitalismo predatório | David Kopenawa | intelectuais indígenas | produção intelectual indígena

Resumo

O presente projeto de pesquisa visa a compreensão e articulação das reflexões dos autores indígenas Davi Kopenawa e Ailton Krenak acerca do povo das mercadorias. A análise se concentrará em enunciados desses dois pensadores sobre o mundo ocidental capitalista e sua relação predatória e devastadora com os demais seres viventes. A pesquisa se deterá na compreensão da obra A queda do céu. Palavras de um xamã yanomami, de Davi Kopenawa & Bruce Albert (2015), e nos livros de Ailton Krenak A vida não é útil (2020), Ideias para adiar o fim do mundo (2019) e O amanhã não está à venda (2020). De modo complementar, a análise poderá incluir outros textos e lives desses pensadores. O conceito de "antropologia reversa", de Roy Wagner (2010), será o eixo orientador da análise, buscando reconhecer modos singulares de elaboração da alteridade dos não-indígenas. As trajetórias dos dois autores são perpassadas por tragédias ambientais - como a invasão garimpeira nas terras Yanomami e o rompimento da barragem de Fundão da mineradora Samarco que despejou rejeitos no Rio Doce e afetou diretamente o povo Krenak - e essa temática será um eixo central no exercício comparativo das experiências e elaborações desses intelectuais indígenas. (AU)

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