Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação entre matriz dérmica acelular suína (Mucoderm®) versus tecido conjuntivo no tratamento de recessões gengivais múltiplas associadas à lesão cervical não-cariosa parcialmente restauradas. Estudo clínico randomizado com acompanhamento de 2 anos.

Processo: 22/02611-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2022
Vigência (Término): 31 de maio de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Mauro Pedrine Santamaria
Beneficiário:Camila Martins Bonjorni
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Retração gengival   Xenoenxertos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abrasão dental | recessão gengival | Xenoenxertos | Periodontia

Resumo

Os defeitos de recessão gengival (RG) estão frequentemente associados à presença de desgastes na superfície dos elementos dentais causados pela presença de lesões cervicais não-cariosas (LCNC). Tal associação dá origem a um defeito combinado (DC), o qual possui um prognóstico diferente quando comparado a uma RG onde a superfície radicular encontra-se íntegra e frequentemente requer uma abordagem cirúrgico-restauradora para melhores resultados estéticos e funcionais. Estudos clínicos avaliaram diferentes abordagens cirúrgico-restauradoras para o tratamento de DCs unitários. Todavia, há uma escassez de evidências a respeito do tratamento de RGs múltiplas associadas à LCNCs e estudos com acompanhamentos longitudinais de longo-prazo avaliando a utilização de matrizes colágenas como substitutas ao enxerto autógeno para o tratamento desse tipo de condição ainda não estão disponíveis na literatura. Dessa forma, o objetivo do presente estudo será avaliar os resultados de longo-prazo do retalho posicionado coronariamente modificado (MCAF) associado à matriz dérmica acelular suína ou ao enxerto de tecido conjuntivo no tratamento de recessões gengivais múltiplas associadas a lesões cervicais não-cariosas B+ parcialmente restauradas com resina composta. Para tal, será realizado um acompanhamento pós-operatório de 2 anos, onde 40 pacientes portadores de DCs múltiplos foram aleatoriamente alocados e receberam os seguintes tratamentos: grupo teste (n=20), restauração parcial da lesão cervical e retalho posicionado coronariamente modificado associado ao enxerto de matriz dérmica acelular de origem suína (RP+MCAF+XDM) e grupo controle (n=20), restauração parcial da lesão cervical e retalho posicionado coronariamente modificado associado ao enxerto de tecido conjuntivo subepitelial (RP+MCAF+CTG). Os grupos serão comparados quanto aos parâmetros clínicos, estéticos e parâmetros centrados no paciente, dentre os quais sangramento à sondagem (SS), acúmulo de biofilme (IP), ganho no nível clínico de inserção (NIC), redução da recessão gengival (RecRed), porcentagem de recobrimento do defeito combinado (%CDC), altura e espessura de tecido queratinizado (ATQ e ETQ); aos centrados no paciente como redução da hipersensibilidade dentinária (HD) e estética, e à avaliação estética profissional (MRES).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)