Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do ensino remoto de pais na utilização de estratégias naturalísticas de linguagem

Processo: 21/11423-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2022
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Camila Domeniconi
Beneficiário:Ana Júlia Moreira Santos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Linguagem   Ensino e aprendizagem   Ensino remoto   Treinamento de pais   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Naturalístico | Ensino Remoto | Linguagem | treinamento de pais | Educação especial

Resumo

O ensino de pais para estimulação da linguagem infantil no cotidiano da família é especialmente indicado para crianças com atraso na fala. O ensino remoto, via telessaúde, tem crescido em meio a pandemia e se mostrado uma forma promissora para o desenvolvimento de diversas habilidades. O presente estudo objetiva a) avaliar o efeito do treinamento remoto de estratégias naturalísticas de linguagem no comportamento de pais de crianças com atraso de linguagem; b) avaliar o efeito do treino no vocabulário expressivo das crianças; c) verificar a satisfação dos pais com a intervenção. Participarão do estudo 30 pais de crianças entre dois e três anos com atraso de linguagem, que serão divididos em Grupo Experimental e Grupo Controle. Serão realizadas medidas na emissão dos comportamentos ensinados aos pais, por meio de filmagens enviadas por eles, além de medidas de aprendizagem no ambiente virtual. Será aplicado um questionário de satisfação após a intervenção. Em relação a linguagem das crianças, serão realizadas medidas antes e após a intervenção. Os resultados serão comparados entre os grupos e intragrupo (avaliações pré e pós-intervenção). Espera-se que os pais aumentem a emissão das estratégias ensinadas nas interações do dia a dia e demonstrem aprendizagem no ambiente virtual. Espera-se também observar uma melhora na linguagem expressiva das crianças. O questionário de satisfação fornecerá indicativos para melhoria da intervenção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)