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Pesquisa da pesquisa e da inovação: indicadores, métodos e evidências de impactos

Processo: 22/05282-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2022
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2024
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Sergio Luiz Monteiro Salles Filho
Beneficiário:Emily Maciel Campgnolli
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Política científica e tecnológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ct&I | Evidence based | Impactos da pesquisa | Indicadores de CTI | Política Científica e Tecnológica

Resumo

A ampliação do conceito de excelência da pesquisa para destacar a pesquisa feita com qualidade e rigor científico e a busca de indicadores e métodos de impactos para além da esfera científica e tecnológica têm impulsionado um movimento de diversificação e criação de evidências de impactos em múltiplas dimensões, que crescentemente influenciam as diretrizes e práticas de agências de fomento, organizações de pesquisa e ensino superior e órgãos governamentais. Nesse contexto, o foco deste projeto é realizar pesquisa de fronteira em indicadores e métodos sobre tendências e dinâmica de produção de conhecimento científico e tecnológico, suas ligações com o uso do conhecimento por meio da inovação e suas consequências sobre a sociedade. Os resultados, além do avanço no conhecimento dessa temática, estarão direcionados a três aplicações diretas: a) planejamento de políticas e estratégicas de PDI, inclusive para o planejamento do fomento em CTI junto a agências de financiamento; b) accountability para diferentes tipos de stakeholders, pela produção e uso de evidências; e c) advocacy, demonstrando efeitos do investimento em CTI e como melhorá-los de forma sistemática. Trata-se de projeto que dá sequência a projetos anteriores focados em indicadores de Ciência, Tecnologia e inovação (CTI) em São Paulo, e adiciona este novo tema de desenvolver e aplicar metodologias de análise, avaliação e mensuração, trabalhando na fronteira do conhecimento do que vem sendo chamado "research on research" ou "science of science policy".

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