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O uso do desenho à mão livre 3D intermediado pela realidade virtual no processo projetivo arquitetônico digital

Processo: 22/02255-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Simone Helena Tanoue Vizioli
Beneficiário:Francisco Ferreira Peppe
Instituição Sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Realidade virtual   Desenho   Imagem tridimensional   Pesquisa bibliográfica   Documentação arquitetônica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:croquis 3D | desenho à mão livre | gesto projetual | processo de projeto digital | Realidade Virtual | Representação e Linguagem

Resumo

Esta pesquisa integra as atividades do N.ELAC IAU USP, onde são executadas pesquisas temáticas relacionadas à Linguagem e Representação, enfatizando os processos de percepção e cognição relativos ao ato projetivo. Além disso, esta pesquisa também é resultado do intento do pesquisador em dar continuidade as suas pesquisas anteriores, referentes às potencialidades do desenho à mão livre no processo de projeto arquitetônico, sendo estas, em ordem cronológica: 1ª) O desenho no processo projetivo arquitetônico: analógico e digital (Bolsista PUB USP 2019/2020, com artigo publicado em congresso nacional: IV ENANPARQ), 2ª) Processo projetivo: do croqui 2D para o 3D intermediado pela realidade virtual (Bolsista PIBIC CNPq 2020/2021, com artigo publicado em congresso internacional: SIGRADI 2021) e 3ª) Introdução do croqui tridimensional, em Realidade Virtual, no ensino de processos de projetação e representação arquitetônica (Bolsista PUB USP 2021/2022). O objetivo central desta pesquisa consiste em investigar o desenho 3D no processo de projeto, explorando as potencialidades e os desafios da execução do desenho à mão livre tridimensional intermediado pela Realidade Virtual, no processo projetivo arquitetônico digital. Como estudo, optou-se pela introdução deste desenho 3D no processo projetivo que contenha formas complexas, as quais usualmente são projetadas apenas com auxílio de software de design paramétrico. Nesse sentido, além da revisão bibliográfica acerca dos temas de interesse, a pesquisa tem como objetivos específicos: I) investigar o processo de interoperabilidade entre o software de desenho 3D (Gravity Sketch) e software de produção arquitetônica baseados em BIM; II) desenvolver formas complexas com a utilização do desenho à mão livre executado tridimensionalmente em realidade virtual com uso do Oculus Rift S e controladores manuais que permitem a captura geral dos movimentos do corpo III) analisar os resultados por meio da condensação e sistematização dos dados de relatórios, processos e produtos. Para o desenvolvimento da pesquisa será adotada a metodologia Design Science Research (DSR), por meio da execução de experimentações que busquem solucionar a questão da interoperabilidade entre os meios que possam alimentar e construir os novos conhecimentos práticos sobre a situação. Criando, assim, um repertório teórico que fomente a discussão a respeito do tema, de modo a enriquecer as pesquisas no campo da Arquitetura e Urbanismo.(AU)

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