Busca avançada
Ano de início
Entree

Narrativas de gestores sobre a experiência vivida no Programa Ensino Integral (PEI) do município de Presidente Prudente - SP

Processo: 21/10020-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2022
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Renata Portela Rinaldi
Beneficiário:Renan Moreira Ulloffo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Administração escolar   Política educacional   Educação integral   Entrevista   Formação de professores   Presidente Prudente (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Entrevista narrativa | Gestores escolares | Pesquisa (Auto)Biográfica | Programa Ensino Integral | Formação de professores; política educacional; educação integral

Resumo

Este projeto tem por objeto de estudo os gestores do Programa Ensino Integral (PEI) da Secretaria de Educação do estado de São Paulo. A investigação faz parte da pesquisa "Rede de pesquisa e formação sobre educação integral: experiências, movimentos, inovação e desafios contemporâneos" (RINALDI, 2017) e pode contribuir na ampliação da compreensão sobre o tema investigado na medida que se propõe a utilizar a reflexão (auto)biográfica para propiciar processos e dispositivos de formação e de pesquisa por meio de narrativas, escritas ou orais. É desenvolvida na linha de pesquisa Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente. A questão norteadora do estudo tece-se em torno da problemática: Como se desenvolve a experiência de ingresso e permanência da equipe de gestão escolar (diretor, vice-diretor e professor coordenador geral) no PEI e quais as condições sócio materiais para sua atuação? Sendo assim, o objetivo geral do projeto é investigar como esses profissionais, em suas particularidades e subjetividades, se construíram e se relacionam para o desenvolvimento do Programa Ensino Integral do estado de SP nas escolas em que atuam. Como lócus da pesquisa, delimitamos o município de Presidente Prudente, SP, com profissionais da equipe de gestão escolar que atuam em três escolas que aderiram ao programa a partir de 2013. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem investigativa (auto)biográfica, realizada por meio de entrevistas narrativas. Optamos por essa metodologia por ser um dispositivo que potencializa a compreensão das trajetórias pessoais e profissionais estabelecidas no interior dos contextos investigados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)