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Modelagem do comportamento dos ocupantes para a simulação do desempenho de edificações escolares naturalmente ventiladas

Processo: 22/04295-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 15 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 14 de janeiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Leticia de Oliveira Neves
Beneficiário:Paula Brumer Franceschini
Supervisor: Marcel Schweiker
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Uniklinik RWTH Aachen, Alemanha  
Vinculado à bolsa:19/13474-7 - Avaliação do impacto do comportamento dos usuários no desempenho energético dos edifícios escolares com certificação AQUA, BP.DR
Assunto(s):Escolas (arquitetura)   Ventilação (conforto ambiental)   Edificações   Comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Building performance simulation | natural ventilation | Occupant behaviour | occupant behaviour modelling | School building | Conforto térmico e qualidade do ar interior

Resumo

Modelos de comportamento do usuário foram desenvolvidos durante a última década para prever e representar o comportamento humano com mais precisão na simulação de desempenho da edificação. A modelagem do comportamento do usuário geralmente compreende três etapas principais: a coleta de dados (pré-processamento), o desenvolvimento e avaliação do modelo de comportamento do usuário (processamento) e a implementação do modelo na simulação de desempenho da edificação (pós-processamento). Uma revisão sistemática da literatura sobre os modelos de comportamento do usuário existentes mostrou que a maioria dos modelos desenvolvidos é dependente do contexto e se concentra, principalmente, em contextos de escritórios e residencial, enquanto poucas publicações abordam edificações escolares. Além disso, em locais onde a ventilação natural e o modo misto de ventilação são estratégias eficazes para a estação de resfriamento, as salas de aula das escolas costumam oferecer o acionamento manual das janelas, o que reforça o papel do usuário sobre o desempenho do ambiente. Este projeto de pesquisa visa desenvolver modelos de comportamento do usuário para prever a operação de janelas, persianas e ventiladores em edificações escolares naturalmente ventiladas e implementá-los em programas de simulação de desempenho da edificação para fornecer dados de entrada mais precisos sobre o comportamento do usuário. A coleta de dados (fase de pré-processamento) está sendo realizada em três edificações escolares brasileiras e inclui o monitoramento físico e a investigação dos usuários. Os resultados dos estudos de campo serão usados como dado de entrada para o desenvolvimento do modelo de comportamento do usuário (fase de processamento) e a implementação do modelo (fase de pós-processamento). No entanto, a modelagem do comportamento do usuário requer conhecimento robusto sobre o uso de modelos e algoritmos implementados em ferramentas de simulação de desempenho da edificação. Assim, para subsidiar o projeto de pesquisa original (Avaliação do impacto do comportamento dos usuários no desempenho térmico e na qualidade do ar interior de edificações escolares com certificação AQUA - Bolsa FAPESP nº 2019/13474-7), um intercâmbio acadêmico de quatro meses na univesidade RWTH Aachen, Alemanha, está sendo planejado, sob a supervisão do Prof. Dr. Marcel Schweiker, um pesquisador experiente na área de investigação e modelagem do comportamento do usuário, que está atualmente trabalhando em vários projetos de pesquisa relacionados, utilizando a metodologia proposta. (AU)

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