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Logística e produção do espaço urbano: escalas e agentes no Brasil e Espanha

Processo: 22/02262-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 04 de outubro de 2022
Data de Término da vigência: 03 de abril de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Everaldo Santos Melazzo
Beneficiário:Samarane Fonseca de Souza Barros
Supervisor: Lluís Frago I. Clols
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Vinculado à bolsa:20/00231-6 - Entre continuidades espaciais e descontinuidades territoriais: a importância dos portos secos para a dispersão urbana e fragmentação socioespacial, BP.DR
Assunto(s):Geografia urbana   Produção do espaço urbano   Infraestrutura urbana   Logística   Estudo comparativo   Brasil   Espanha   Ribeirão Preto (SP)   Barcelona (cidade)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agentes | Escalas | Logística | produção do espaço urbano | Geografia Urbana

Resumo

A reestruturação produtiva iniciada na década de 1970 engendrou profundas alterações na materialidade necessária aos processos de acumulação capitalista, em particular naquelas voltadas à circulação do capital. A ampliação constante dos fluxos de diversas ordens passa a demandar de infraestruturas específicas para se sustentarem. Tais infraestruturas, por sua vez, só são possíveis de serem implementadas a partir da coalizão de diferentes agentes e setores econômicos que podem se diferenciar em cada formação socioespacial. A proposta, portanto, gira em torno da seguinte problemática: o que é geral e particular em cidades brasileiras e espanholas na consolidação dos portos secos e quais as consequências para a produção do espaço urbano? Nesta direção, lançamos a hipótese que os centros logísticos e os portos secos, enquanto ambientes construídos voltados à circulação, se consolidam a partir da junção de diferentes setores do capital, como o produtivo, o incorporador, o comercial e o logístico, além do Estado e da administração pública como um todo, sendo que as particularidades de cada cidade estão na diferenciação das estratégias dos agentes. Para analisarmos e compreendermos estes processos que apresentam uma dimensão geral da acumulação capitalista, buscaremos comparar os portos secos e centros logísticos em Ribeirão Preto/Brasil e Barcelona/Espanha a partir da perspectiva dos agentes envolvido, da multiescalaridade de suas ações e as consequências na produção do espaço urbano. (AU)

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