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Conhecimento de estudantes universitários brasileiros sobre os efeitos do consumo de álcool durante a gravidez

Processo: 22/05564-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Débora Gusmão Melo
Beneficiário:Guilherme Petek Ramos Leite
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Genética médica   Transtornos do espectro alcoólico fetal   Gravidez   Estudantes universitários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atitudes e prática em saúde | Brasil | Conhecimentos | consumo de álcool | gravidez | transtornos do espectro alcoólico fetal | Genética clínica

Resumo

O álcool quando consumido no período da gestação pode ocasionar diversos problemas no feto, compreendidos sob a designação de desordens do espectro alcoólico fetal (Fetal alcohol spectrum disorders, FASD) e que incluem desde a síndrome alcoólica fetal (Fetal alcohol syndrome, FAS) até alterações relacionadas ao desenvolvimento neurocognitivo e comportamental. A despeito desses desfechos negativos, o consumo de álcool na gravidez é frequente. O conhecimento da população sobre os efeitos do consumo de álcool durante a gestação tem, portanto, relevância na saúde pública e na investigação científica. Objetivo: investigar o conhecimento de estudantes universitários brasileiros a respeito dos efeitos relacionados ao consumo de álcool na gravidez. Métodos: estudo descritivo, com metodologia quantitativa, de corte transversal, composto por duas etapas: (1) desenvolvimento de um questionário para avaliar o conhecimento sobre os efeitos do consumo de álcool na gestação; (2) aplicação do questionário desenvolvido numa amostra de estudantes universitários brasileiros. O questionário será desenvolvido a partir da identificação de literatura atualizada sobre o tema, elaboração dos itens relacionados ao assunto e validação de conteúdo por especialistas. O instrumento final deverá ser composto por cerca de 12 a 15 perguntas fechadas, com três opções de resposta única: "verdadeiro", "falso" e "não sei", que serão valoradas, possibilitando categorizar os resultados em bom, médio ou baixo conhecimento. A aplicação do questionário numa amostra de universitários permitirá analisar a aceitabilidade (efeitos chão e teto), a confiablidade (alfa de Cronbach) e a validade (análise fatorial exploratória) do instrumento. O escore total do questionário e o nível de conhecimento sobre os efeitos do álcool na gravidez serão analisados em relação aos fatores sociodemográficos dos participantes utilizando-se testes estatísticos inferenciais. O nível de significância adotado nas análises será de 5%. Resultados esperados: pretende-se contribuir para construção de programas de educação em saúde, de abrangência nacional, que ajudem a conscientizar a população sobre o uso de álcool e seus efeitos deletérios na gestação.(AU)

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