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A enunciação de sujeito em discursos sobre educação ambiental: análise de teses e dissertações

Processo: 21/07934-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2022
Data de Término da vigência: 05 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Luiz Marcelo de Carvalho
Beneficiário:Wanderson Rodrigues Morais
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental   Análise do discurso   Sujeito
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise De Discurso | Educação Ambiental | Projeto EArte | sujeito | Educação Ambiental

Resumo

O objetivo deste projeto de pesquisa é compreender o funcionamento discursivo em enunciados sobre a categoria de sujeito e sua constituição no campo da Educação Ambiental (EA), considerando a linguagem como mediadora nesse processo de produção de efeitos de sentidos. Partimos da consideração de que a interação entre os seres humanos e o ambiente data desde as épocas mais remotas, a partir do estabelecimento de relações e práticas que são atravessadas por discursos e ideologias diversas, cuja origem está na apropriação e uso das múltiplas nuanças da linguagem, o jogo da língua. O acúmulo de experiências com os crimes ambientais que, historicamente, os homens em sociedade experimentaram em seu modo particular de relação com o meio ambiente, os levaram a se questionar sobre os processos de desenvolvimento adotados. Esse contexto resultou no crescimento das preocupações ambientais e, de modo consequente, na valorização da educação como processo formativo de um cidadão crítico e consciente, configurando-se, a partir disso, um terreno de disputa no qual surgem dizeres conservadores, pragmáticos e emancipatórios no âmbito de propostas de educação ambiental. Para a concretização do objetivo, procuramos compreender o mecanismo discursivo empregado em enunciados de teses e dissertações sobre o sujeito, com apoios teórico-metodológicos da Psicanálise na abordagem de Jacques Lacan; da teoria materialista discursiva da análise de discurso, de Michel Pêcheux e colaboradores, e de pesquisadores do campo da EA. O corpus documental, foco da análise, será composto por teses e dissertações em EA, concluídas no Brasil e cadastradas no banco de dados do projeto EArte, projeto interinstitucional que desenvolve pesquisas na linha do estado da arte de pesquisas acadêmicas em EA. (AU)

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