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Design editorial e a influência do racismo para a representatividade negra em revistas e jornais brasileiros: o panorama antes e depois de George Floyd e João Alberto Silveira Freitas

Processo: 21/08587-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Pesquisador responsável:Gustavo Orlando Fudaba Curcio
Beneficiário:Joao Vitor Pereira Moura
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Auxílio(s) vinculado(s):24/02399-2 - 4rd International Conference on Environmental Design, AR.EXT
Assunto(s):Mercado editorial   Design   Racismo   Comunidade negra   Representatividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Design | Design editorial | George Floyd | Joao Alberto Silveira Freitas | Racismo | Representatividade negra | Design Editorial

Resumo

Esta investigação trata de uma análise visual sobre a representatividade negra no mercado editorial brasileiro nos anos de 2019, 2020 e 2021, tendo como objeto de estudo capas de revistas e primeiras páginas de jornais impressos de circulação nacional. Discutindo o estado da arte da mídia impressa brasileira e sustentada em recorte temporal baseado no assassinato de George Floyd e João Alberto Silveira Freitas, a pesquisa visa identificar um possível paralelismo entre a repercussão de casos de racismo no Brasil e o aumento representativo de pessoas negras em capas antes e depois da ocorrência desses fatos. Além disso, pretende-se realizar um levantamento de dados sobre as diferentes ênfases praticadas pela mídia impressa brasileira ao veicular casos de racismo nacionais e internacionais, fatos pertinentes à população negra em contraposição à branca, bem como a representatividade racial pertinente a questões de gênero e orientação sexual. A partir dos dados obtidos, e visando a compreensão do modo de representação da população negra segundo os princípios do projeto gráfico de meios impressos, será realizada - nas capas em que há a ocorrência de representatividade negra - análise sintática-visual de acordo com princípios de Design Editorial do arquiteto Jan V. White (2007). Por fim, o trabalho pretende discutir questões relacionadas às possibilidades de atuação do designer gráfico como agente de transformação social, além de apontar caminhos para potencializar a ação projetiva desses profissionais para a equidade racial no Brasil. (AU)

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