Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecologia Alimentar de Grupos de Sauás (Callicebus nigrifrons) em uma Floresta Estacional Semidecidual (Jundiaí, SP, Brasil)

Processo: 21/11416-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Eleonore Zulnara Freire Setz
Beneficiário:João Victor de Amorim Verçosa
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dieta   Primatologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dieta | forrageio ótimo | Seleção de recursos | Primatologia

Resumo

De acordo com a Teoria do Forrageio Ótimo, os animais tendem a otimizar a entrada de energia, escolhendo itens de maior qualidade e menos custosos, embora possam ampliar sua dieta e consumir itens de menor qualidade, principalmente em estações com escassez de recursos. A sazonalidade influencia fortemente a dieta de primatas, como os sauás, do gênero Callicebus (Família Pitheciidae), cuja dieta é composta principalmente por frutos. A Serra do Japi é uma floresta estacional semidecidual com os períodos secos e chuvosos bem determinados, o que influencia na fenologia da vegetação e, em consequência, nos recursos disponíveis para os sauás. Assim, o objetivo do projeto é compreender a ecologia alimentar dos sauás na floresta contínua da Serra do Japi por meio do estudo da caracterização da dieta, seleção de recursos e forrageio ótimo. Para isso, seguiremos durante 12 meses três grupos habituados de sauás na Serra do Japi. Usaremos o método de "scan sampling" para obter padrão de atividades e dieta. Nos eventos de alimentação, caracterizaremos as principais manchas de alimentação utilizadas e o tempo despendido nelas. Também mapearemos suas áreas de vida e distâncias entre manchas, e percursos diários percorridos. Para avaliação de preferências alimentares, estabelecemos parcelas de 20x6m no centro das três áreas de vida, bem como nas áreas de sobreposição. Estas árvores serão acompanhadas mensalmente em sua fenologia para avaliar a disponibilidade temporal e espacial dos recursos. À medida que a pesquisa progride, realizaremos a sua divulgação científica. Enquanto a avaliação temporal de recursos permeia as investigações da ecologia alimentar dos sauás, a comparação simultânea entre os três grupos proposta por este projeto permite a avaliação da contribuição espacial, da qualidade da área de vida, à ecologia alimentar, o que permitirá comparações com estudos futuros e estudos realizados em áreas fragmentadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VERÇOSA, João Victor de Amorim. Ecologia alimentar de grupos de sauás (Callicebus nigrifrons) em uma floresta estacional semidecidual. 2023. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.