Busca avançada
Ano de início
Entree

Cuidado paternal e seleção sexual em opiliões da Mata Atlântica

Processo: 22/07338-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2022
Data de Término da vigência: 08 de junho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Glauco Machado
Beneficiário:Laís Aline Grossel
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/17863-3 - Em busca do primeiro cuidador: evolução do cuidado parental em Opiliones, BE.EP.DR
Assunto(s):Arachnida   Comunicação química   Cuidado parental   Paternidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arachnida | Comunicação Química | cuidado anfissexual | Cuidado parental | paternidade | preferência feminina | Seleção sexual e cuidado parental

Resumo

Modelos teóricos e evidências empíricas acumuladas nos últimos anos sugerem que a evolução do cuidado paternal em linhagens como peixes, anuros e artrópodes está mais relacionada à escolha feminina do que à proteção da prole. Portanto, estudar a inter-relação entre o cuidado paternal e a seleção sexual é essencial para compreendermos por que machos de algumas espécies cuidam sozinhos da prole. O objetivo geral deste projeto é explorar as inter-relações entre cuidado paternal e seleção sexual em três espécies de opiliões da Mata Atlântica. O projeto está dividido em três capítulos que exploram questões complementares a fim de oferecer uma perspectiva abrangente sobre o tema geral da tese. No capítulo 1, esperamos identificar se machos parentais de Juticus sp. (Gonyleptidae: Gonyleptinae) são preferidos em comparação aos não parentais e se estes adotam desovas desatendidas como forma de aumentar sua atratividade para as fêmeas. No capítulo 2, queremos entender como machos parentais de Iporangaia pustulosa (Gonyleptidae: Progonyleptoidelinae) sinalizam para as fêmeas sua condição corporal como bons parceiros. No capítulo 3, investigaremos a correlação entre paternidade e ocorrência de cuidado anfissexual em Serracutisoma proximum (Gonyleptidae: Goniosomatinae). Os três capítulos exploram questões empíricas que não apenas avançam nosso conhecimento em relação a espécies já bem estudadas, como também fornecem testes para questões teóricas ainda pouco exploradas na literatura. No capítulo 1, exploraremos a generalidade da hipótese de seleção sexual como explicação para a manutenção do cuidado paternal. No capítulo 2, apresentaremos o primeiro teste empírico das predições do modelo de "cuidado essencial". Por fim, no capítulo 3, proveremos os primeiros dados empíricos sobre paternidade em uma espécie com cuidado anfissexual.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)