Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de nanopartículas de lignina contendo auxina em sementes de Tomate cereja (Solanum lycopersicum): análises morfométricas, anatômicas e fisiológicas.

Processo: 22/11656-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Juliana Lischka Sampaio Mayer
Beneficiário:Marcelle Sanches Rampasso
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/21004-5 - Agricultura, micro/nanotecnologia e ambiente: da avaliação dos mecanismos de ação a estudos de transporte e toxicidade, AP.TEM
Assunto(s):Auxinas   Lignina   Nanopartículas   Tomate-cereja
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:auxina | Lignina | Nanopartículas | Tomate cereja | Biotecnologia e Morfologia Vegetal

Resumo

A utilização da nanotecnologia em diversos setores da sociedade mundial se torna cada vez mais frequente, substituindo técnicas e materiais prejudiciais ao meio ambiente por alternativas sustentáveis, auxiliando na mitigação das mudanças climáticas globais. Na agricultura, a aplicação de nanopartículas (NPs) para melhorar a qualidade e eficiência de diferentes culturas vem ganhando relevância na literatura científica. Pensando nisso, o seguinte projeto tem o objetivo de avaliar o efeito de diferentes concentrações de nanopartículas de lignina carreando auxina (NPLs-AIA) em plantas de tomate cereja (Solanum lycopersicum) cultivar "Sweet grape". Para isso, sementes de tomate serão imersas em soluções de diferentes concentrações com tratamentos contendo auxina livres, nanopartículas de lignina contendo ou não auxinas e tratamentos controles. Serão realizadas análises morfométricas, anatômicas e fisiológicas nos diferentes experimentos, avaliando desde o desenvolvimento das plântulas até a fase reprodutiva. Espera-se que os tratamentos com NPLs-AIA apresentem resultados semelhantes ou superiores quando comparados aos tratamentos controles e auxinas livres, além de esclarecer por meio de análises anatômicas, possíveis alterações na estrutura dos órgãos analisados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)