Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos do tratamento com pantoprazol sobre parâmetros bioquímicos e função vascular em voluntários sadios.

Processo: 22/06102-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Clínica
Pesquisador responsável:Jose Eduardo Tanus dos Santos
Beneficiário:Ana Carolina Lourenço
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças cardiovasculares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:doenças cardiovasculares | Pantoprazol | Farmacologia Cardiovascular

Resumo

O uso de inibidores de bomba de prótons tem sido associado ao aumento de risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Há evidências que os IBPs aumentam a atividade da dimetilarginina assimétrica (ADMA), que é um inibidor endógeno do óxido nítrico. Outros estudos demonstraram que o omeprazol aumenta a atividade da xantina oxidase (XOR), promovido pela ADMA, causando maior formação de espécies reativas de oxigênio, o que por sua vez aumenta a atividade de metaloproteinases da matriz (MMPs), que estão presentes no remodelamento vascular e alterações na estrutura de vasos. Tendo base nisso, a hipótese do projeto é que o uso agudo de pantoprazol promove uma disfunção endotelial associada ao aumento de estresse oxidativo e MMPs. O objetivo do estudo é avaliar os efeitos do tratamento com pantoprazol sobre parâmetros bioquímicos, função endotelial e avaliação da pressão arterial em voluntários sadios. Para o estudo serão recrutados 20 voluntários homens sadios. Ao concordarem e assinarem o termo de Consentimento Livre e Esclarecido farão exames físicos e laboratoriais. Caso preencham os critérios de inclusão, serão randomizados entre os grupos. O estudo terá duração de dois meses. Iniciará com a coleta das amostras de saliva e sangue, seguido dos testes funcionais. Após isso, os participantes receberão placebo e pantoprazol por 30 dias e no final faremos coletas de sangue, saliva e os testes funcionais. Para continuação do estudo, o grupo que receber placebo tomará pantoprazol e o grupo que receber pantoprazol tomará placebo por 30 dias. No final do tratamento repetiremos os mesmos testes e o estudo será finalizado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)