Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão proteica da via de sinalização pd-1 e pd-l1 na queilite actínica comparando com o carcinoma de células escamosas de lábio.

Processo: 22/11848-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Estela Kaminagakura Tango
Beneficiário:Yan Aparecido de Souza
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias bucais   Estomatologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bloqueio de PD-1 e PD-L1 | câncer bucal | Lesao pré maligna | Estomatologia

Resumo

Este estudo visa avaliar a comparação da via de sinalização proteica da PD1 e PD-L1 na Queilite Actínica (QA), uma lesão que pode evoluir para o Carcinoma de Células Escamosas de Lábio (CCEL). Material e métodos: serão selecionados 30 casos de biópsias do lábio inferior com diagnóstico de QA e 30 de CCEL obtidos do laboratório de Patologia Oral do Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos/UNESP. Os espécimes terão cortes histológicos de 3µm, serão desparafinizadas, hidratadas e passarão por recuperação antigênica, e após esse processo as lâminas serão encubadas utilizando os anticorpos primários anti-PD1 (monoclonal, Abcam 237728) e anti-PDL1 (monoclonal, Abcam 237726). Será realizada análise histopatológica e imuno-histoquímicas das amostras para os marcadores PD 1 e PD-LI. Para isso será obtido de um índice de marcação positiva, que inicialmente será realizada fotomicrografias em uma lente objetiva de 40x (Olympus,Tokio, Japan) e depois contagem de todas as células epiteliais ou até se obter um número máximo de 300 células. Nos casos de QA serão divididas em camada basal e camada suprabasal. Dessa forma, o índice de marcação será feito dividindo o número de células epiteliais positivas pelo número total de células epiteliais, multiplicando, no final, por 100. Os valores das comparações serão analisados estatisticamente por testes estatísticos apropriados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)