Cenas de reconhecimento na poesia grega: de Aristóteles a Homero
O tema da crise e salvação da cidade em Aristófanes e Eurípides
II Colóquio Gêneros Poéticos na Grécia Antiga: Tecendo narrativas: unidade e episódio
Processo: | 22/10790-8 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de dezembro de 2022 |
Data de Término da vigência: | 30 de novembro de 2024 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Clássicas |
Pesquisador responsável: | José Marcos Mariani de Macedo |
Beneficiário: | Johnny Dotta |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Atos de fala Comédia Língua grega Modalidade Tragédia |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Atos de fala | Comédia | Imperativo | língua grega | Modalidade | Tragédia | Língua Grega |
Resumo Este projeto visa à investigação dos imperativos de terceira pessoa com valor deôntico em Sófocles e Aristófanes. Com base na classificação proposta por Denizot (2011: 154-63), foram analisadas todas as ocorrências de imperativos de terceira pessoa nesses dois autores antigos, de modo a classificar cada uma delas segundo as categorias apresentadas (ordem a um terceiro, ordem ao interlocutor ou imperativo deôntico). Uma vez assim diferenciados, chegou-se a um corpus de 111 ocorrências que se encaixam no que a autora chama "imperativos com valor deôntico", ou seja, aqueles com destinatário indefinido, abstrato ou inexistente, ou com força equivalente a uma oração declarativa com verbo modal. Esse recorte se justifica na medida em que é nesse uso que mais se manifestam as particularidades do imperativo de terceira pessoa em comparação com o de segunda. Gramáticas e manuais de sintaxe concordam que aquele é uma forma mais recente do que este e, assim, deve receber uma análise à parte, que será empreendida neste trabalho. Os critérios levados em conta serão pragmáticos, motivo pelo qual foram escolhidos para compor o corpus dois autores dramáticos de gêneros diferentes, de modo a poder ser feito um contraste entre eles. Espera-se chegar, com isso, a uma descrição mais detalhada dos contextos que favorecem esse uso modal, sob o qual pode estar oculto um ato de fala diretivo. Nesse caso, serão analisadas também as tendências que podem levar à manifestação de uma injunção sob essa forma - por exemplo, estratégias de polidez ou argumentação (Denizot 2011: 409). Por fim, algumas ocorrências também serão brevemente comparadas com optativos. | |
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