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Referencialidade extrínseca como parâmetro composicional na música acusmática

Processo: 22/02741-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Florivaldo Menezes Filho
Beneficiário:Gustavo Arima
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise musical   Composição musical   Música acusmática   Música eletroacústica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Musical | Composição Musical | Música Acusmática | Música Eletroacústica | Referencialidade | Referencialidade extrínseca | Música eletroacústica

Resumo

Esta pesquisa busca suprir a necessidade de um método analítico voltado para a questão da referencialidade extrínseca na música acusmática, isto é, da capacidade que sons acusmáticos possuem de referenciar objetos, ações e espaços através da similaridade espectral, da imitação de comportamentos sonoros e da simulação espacial. Julgamos que os métodos e princípios analíticos disponíveis ou partem de um ponto de vista puramente semântico ou pecam pelo excesso de generalizações e, consequentemente, de superficialidade. Nossa pesquisa buscará responder se e em que medida a referencialidade extrínseca pode ser tratada como um parâmetro composicional, sujeito, deste modo, a gradações e estratégias composicionais que visem a articulação destas no tempo. Neste sentido, faz-se necessário que sejam pautadas questões relacionadas à estética musical, revendo alguns posicionamentos historicamente tomados a respeito da referencialidade na música eletroacústica.Posteriormente, proporemos um método analítico focado especificamente nesta característica, tendo, contudo, consciência de que tratar apenas a questão da referencialidade não bastará para uma análise, mas que, em uma miríade de casos, não pautar a referencialidade impossibilita uma análise completa da obra em questão.

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