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"Em busca de um patrocínio": uma análise sobre os "relacionamentos sugar" em mídias digitais brasileiras

Processo: 21/14306-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Data de Término da vigência: 28 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Jorge Leite Júnior
Beneficiário:Bruno Henrique Benichio Alves Barbosa
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/05413-3 - Sugaring no Norte da Europa: uma revisão da literatura Sueca sobre os relacionamentos sugar, BE.EP.MS
Assunto(s):Etnografia digital   Gênero   Mídia digital   Sexualidade   Trabalho sexual   Desigualdades   Neoliberalismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia Digital | Desigualdades | economias sexuais | neoliberalismo | Sites e aplicativos para relacionamentos | Sociologia Digital

Resumo

As relações que combinam ajuda financeira e trocas afetivas têm sido exploradas em amplas pesquisas nacionais e internacionais sobre economias sexuais. Mediante a popularização das mídias digitais nos últimos dez anos no Brasil, esse modelo de relação tem se difundido em serviços online de busca por parceiros, que usam termos como "relacionamentos sugar", "sugar daddies" e "sugar babies" para qualificar um tipo de envolvimento afetivo-sexual em que homens abastados fornecem suporte econômico para mulheres. Com base em referenciais teóricos dos estudos de gênero e sexualidade e em abordagens metodológicas empregues em etnografias realizadas nos contextos digitais, este trabalho entrevistou nove sugar babies, analisou anúncios de dois sites para a procura de relações sugar e cem perfis de usuárias cadastradas neles, bem como os conteúdos de duas influenciadoras digitais engajadas com a temática sugar. Nessa direção, a pesquisa: I) Mapeou os perfis das mulheres entrevistadas e das cadastradas em dois sites para relacionamentos sugar em uma perspectiva interseccional, refletindo sobre suas experiências nessas configurações em termos de desigualdades entrelaçadas em classe, gênero, raça, idade, corpo e região; II) Investigou os sentidos que elas empregam sobre o modelo de sugar baby ideal veiculado pelos sites; III) Analisou suas finalidades ao buscarem essas relações; e IV) Explorou o modelo de negócios das plataformas sugar. De modo geral, a pesquisa lança luz sobre um segmento emergente no Brasil de exploração comercial na linha de sites e aplicativos para relacionamentos que contorna cenários desiguais a partir de ideais neoliberais de empreendedorismo e empoderamento feminino. Nesse sentido, ela pode contribuir para investigações futuras sobre economias sexuais, relações de poder e seus processos de plataformização.

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