Busca avançada
Ano de início
Entree

O website "Biota-Educação do Edevo-Darwin" como ferramenta de engajamento de estudantes de Ensino Fundamental II com a biodiversidade e sua conservação

Processo: 22/12957-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Nelio Marco Vincenzo Bizzo
Beneficiário:Rebeca Verônica Ribeiro Viana
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/05843-4 - O Programa BIOTA-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Biodiversidade   Conservação   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiversidade | biota fapesp | Conservação | educação em biodiversidade | Ensino Fundamental | Ensino de Ciências/Biodiversidade

Resumo

O programa BIOTA-FAPESP é uma das maiores iniciativas voltadas para o estudo da biodiversidade brasileira. No entanto, sua relevância educacional não tem sido devidamente reconhecida. Dentro do contexto brasileiro, ao se considerar a educação para a biodiversidade, aponta-se escolas e comunidades escolares imersas em contextos de megadiversidade biológica e cultural, junto a uma significativa produção de conhecimento sobre a mesma que, no entanto, não necessariamente, adentra a esfera escolar. É dentro deste contexto que se insere o projeto temático "O programa Biota-Fapesp na educação básica: possibilidades de integração curricular" (proc. 2016/05843-4), cuja proposta envolve a utilização do banco de dados do programa Biota-Fapesp como material didático destinado à discussão da biodiversidade e sua conservação. O projeto temático propõe como meio de disseminação dos resultados a construção do website "Biota-Educação do Edevo-Darwin" com materiais didáticos e materiais de apoio e o desenvolvimento de uma interface para aplicativo de celular. Pretende-se, desse modo, que o website seja uma ferramenta pedagógica de engajamento dos estudantes com a biodiversidade e sua conservação. Justifica-se, então, o estudo das possibilidades de uso do website em questão como ferramenta de engajamento dos estudantes de forma a suprir as lacunas de interesse sobre a biodiversidade local identificadas nos estudos citados anteriormente. Para isso, pretende-se, a partir dos dados gerados por meio do uso do website, investigar as atitudes e percepções em relação à biodiversidade e sua conservação; acompanhar desafios e potencialidades relacionados ao uso do website nos diferentes contextos; identificar possíveis mudanças em relação ao engajamento dos estudantes com a biodiversidade local após o uso do website. Ainda, tendo em vista a importância do engajamento dos professores com o website será desenvolvido e implementado um curso para professores sobre ensino em biodiversidade, evolução e genética com o uso dos recursos disponíveis no website, em modo remoto. Toda a equipe do projeto temático está envolvido e conta com a parceria da equipe do prof. Gregory Radick, da Universidade de Leeds (UK). Esta colaboração permitiu a recente aprovação de um grant da UK Research and Innovation, no valor de 49.962 Libras Esterlinas para que um grupo de 20 professores da educação básica que se destacarem no curso possam acompanhar um workshop de uma semana em Londres.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)