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Dignidade menstrual: uma análise de experiências entre adolescentes escolares que menstruam

Processo: 22/06646-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Natália Sevilha Stofel
Beneficiário:Jennifer Caroline de Oliveira Adomaitis
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes   Equidade em saúde   Menstruação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescente | equidade em saúde | menstruaçao | Saúde Menstrual

Resumo

Este estudo, de cunho qualitativo e exploratório, tem por objetivo compreender as experiências e perspectivas de adolescentes (de 12 a 18 anos de idade) escolares cis e/ou transmasculines que menstruam sobre a dignidade menstrual. Visto que o acesso a materiais de gerenciamento menstrual é um importante marcador social e político, sendo relevante no desenvolvimento sadio do indivíduo, infere-se, também, a dignidade menstrual como um direito básico que deve ser estendido a todas as pessoas, de modo a se incluir na análise a equidade social e a justiça sexual e reprodutiva. Compreender de que forma a dignidade menstrual está inserida no meio escolar e os seus impactos sociais é relevante para a promoção da saúde coletiva e a elaboração de políticas públicas. Ademais, o trabalho se desenvolve a partir da elaboração de dois questionários; um de teor socioeconômico, e outro semiestruturado para a análise e exploração acerca da menstruação, utilizando-se a técnica de amostragem por saturação, importante ferramenta para investigações qualitativas na área da saúde. Espera-se a partir desse estudo dar voz a esses indivíduos menstruantes, para que as suas experiências sirvam de subsídio para a implementação de projetos e ações voltados para a saúde menstrual, além de contribuir para a geração de novos trabalhos acadêmicos.

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